Air Europa volta a operar em novembro

A empresa de aviação espanhola já inicia suas operações de voo em Fortaleza no mês de novembro, assim como Recife; em Salvador começa em setembro e São Paulo em julho.

Gonzalo Romero

A Air Europa, companhia de aviação da Espanha, prepara seu embarque de idas e voltas ao Brasil. Todas as medidas de segurança que serão adotadas seguem recomendações e protocolos alinhados com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e aos governos e entidades de saúde, regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as informações foram repassadas à VemTambém pelo gerente geral da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero, durante uma live no Instagram @vemtambem.

Gonzalo revela que a empresa tem trabalhado, neste primeiro momento, com questões de segurança sanitária e higienização para estabelecer a volta da confiança de seus clientes na volta dos voos internacionais. Todos os protocolos foram repensados, mas podem sofrer alterações futuras; tudo vai depender da evolução – para mais ou para menos – dos caminhos que a pandemia da Covid-19 prosseguirá futuramente.

Dentro desta nova realidade, a Air Europa desenvolve novos modelos de conduta aos passageiros, como maior utilização de plataformas online (para check-in ou compras de bagagem extra, por exemplo) e, nesta primeira fase, recomenda que não se utilize bagagem de mão. O gerente geral explica que a bagagem de mão sai de casa na mão, passa pelo aeroporto, passa pela plataforma de embarque e por outros quaisquer lugares até chegar no avião. Com a bagagem despachada o contato é menor com as mãos.


Outros pontos fortes que garantem uma confiabilidade ainda maior, ressaltados por Gonzalo, são:

• Reforço na limpeza de aeronaves: o número de vezes que o avião é limpo aumenta e existe uma pulverização para eliminar germes, bactérias e vírus;

• A higienização da cabine é reforçada e toda a tripulação portará máscaras e luvas; aos passageiros serão disponibilizados lenços de desinfecção sempre que o cliente precisar, de forma livre;

• Os banheiros também ganharão reforços extras de limpeza e higienização, uma vez que voos internacionais são mais longos que os domésticos e os passageiros chegam a utilizá-lo por 3 ou mais vezes;

• Jornais e revistas (físicos) não serão mais disponíveis nas aeronaves. Isto evita que hajam contatos físicos de passageiros para outros passageiros, já que esta é uma das ações transmissoras do vírus da Covid-19;

• O serviço a bordo também muda. O passageiro receberá uma sacola, como se fosse uma sacola de piquenique, com talheres, água e refrigerante. O prato principal será servido muito quente para ajudar a evitar qualquer manuseio.

• As aeronaves da Air Europa também foram equipadas com filtros EPA, que possuem uma composição química – não tóxica – que altera todo o ar do avião num período de 3 minutos. A solução composta dentro desta nova tecnologia elimina 99,9% de vírus e bactérias.

Atualmente, o avião é o transporte mais seguro de passageiros, mas Gonzalo reforça que os passageiros também têm que estar atentos às medidas de segurança desde suas casas, como por exemplo o uso de máscaras – que já é obrigatório no Brasil e não é distribuído por empresas de aviação. O desafio é entender como esta pessoa chega no aeroporto, deixar claro que ele deve portar sua própria máscara já na entrada da estação aérea, etc.

A 15ª edição da Revista VemTambém traz ainda mais informações sobre este bate-papo que tivemos com Gonzalo Romero.
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Escrito por MARIO PINHO

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