Sete dicas para empreender com sucesso na área de eventos


Denise Critis, idealizadora do Congresso Nacional de Organizadores e Gestores de Eventos, explica como alavancar o sucesso nesse gigante mercado

O segmento de eventos é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) o mercado brasileiro movimentou R$17 bilhões no último ano. Outro estudo realizado pela Eventbrite aponta uma previsão de crescimento no tamanho global de venda de ingressos para eventos, que deve atingir U$ 67.99 bilhões até 2025.

Segundo Denise Critis, idealizadora do Congresso Nacional de Organizadores e Gestores de Eventos (CONOGE), que acontecerá de 15 a 17 de julho, em Campinas, esse é um momento oportuno para quem pensa em empreender neste universo: “O mercado de eventos é muito democrático. Atende desde ocasiões simples até as mais elaboradas. E as mais diversas frentes, de eventos sociais a corporativos”, explica.


Mas nem tudo são flores. Com 26 anos de atuação, a idealizadora conta que o setor é interessante e relativamente simples de ingressar, mas carente de profissionalização. “Nosso principal objetivo é ajudar o organizador/gestor a se tornar um grande profissional. Se o trabalho não for bem feito, dificilmente ele terá sucesso nessa empreitada”, afirma.

Pensando nisso, Denise listou algumas dicas para quem quer se especializar e ter sucesso nessa área tão promissora. Confira:

1. Busque profissionalização
Para começar, é importante se aprimorar. No Brasil, existem cursos específicos em todos os níveis: técnicos, graduação e até pós graduação em eventos. E quem se especializa sai na frente. Imersões como o CONOGE creditam o profissional e promovem networking, facilitando a entrada no mercado, e ajuda a consolidar seu nome.

2. Faça cronogramas e estratégias
Estipular prazos é de extrema importância para alcançar metas e objetivos. Assim você não terá nenhuma dor de cabeça com situações inesperadas e terá a sensação de que foi mais “fácil”. E caso tenha algum imprevisto no meio do caminho é preciso ter jogo de cintura e uma boa estratégia para resolver a situação sem nenhum tipo de prejuízo. Tenha sempre um plano “b” na manga.

3. Conheça seus parceiros
Tenha uma relação de transparência com as pessoas que escolheu dividir as tarefas. Sua equipe estará ao seu lado durante toda a preparação do evento. O mesmo acontece com os fornecedores, é necessário construir uma relação de segurança para que eles entreguem o serviço/produto com qualidade e no prazo acordado.

4. Seja criativo
Para um bom evento sair do papel e decolar é preciso exercer o lado criativo para tornar o sonho dos seus clientes uma realidade - esteja atento às novidades do mercado. Converse muito com o cliente para saber exatamente o que ele imagina e ficarem alinhados. Essa comunicação é importante para não gerar frustração para nenhum lado.

5. Paciência
Já dizia o ditado “paciência é uma virtude”. Para quem não nasceu com tal característica, é necessário exercitá-la. É comum as pessoas ficarem ansiosas ou até nervosas diante de tanto trabalho. Do lado da equipe e fornecedores existe uma pressão para que saia tudo como o planejado. Do lado dos clientes, que o evento seja a realização de um sonho. “Não há margem para erros”, alerta Denise. Nesse caso, a profissional ressalta a importância de manter a racionalidade e o bom relacionamento com todos.

6. Respeite o orçamento
É uma das frações mais importantes nesse quebra-cabeça. Negocie as melhores condições com os fornecedores. Acompanhe todo o processo que envolva custos a fim de assegurar-se de que os valores investidos estão dentro do orçamento previsto.

7. Dê atenção ao pós evento
Mesmo com o sucesso de um evento, é preciso garantir que os outros sejam ainda melhores. Para isso, é preciso ouvir os participantes, eles que darão o tom de satisfação do seu trabalho. Não desanime com comentários negativos, eles vão orientar os próximos eventos.
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Escrito por MARIO PINHO

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