Dirigentes do MATCHER, Guillermo Alcota, Ana Maria Donato e Jeanine Pires com o secretário Arialdo Pinho
O MATCHER – Travel Business Opportunities, ação de promoção do Brasil para o exterior com a proposta de ajudar no desenvolvimento do turismo no país e mostrar toda a sua diversidade, aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento teve a participação de quase 400 profissionais da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Emirados Árabes, Ucrânia e Uruguai, entre outras localidades.
O encontro aconteceu em um bom momento para o país: em maio, a oferta de voos internacionais diretos foi de 4.770, totalizando 1.114.104 assentos. Foram dois dias de muitos negócios entre mais de 100 fornecedores de turismo brasileiros, 17 destinos e 75 empresas de 24 países interessadas em passar a vender ou incrementar o volume de vendas do destino Brasil em seus mercados.
“Este evento era o que faltava para o desenvolvimento de negócios turísticos no Brasil. Certamente é um marco para mudar a maneira de reunir pessoas para fazer negócios no nosso país. Foi nítido que tivemos muito trabalho entre fornecedores e compradores internacionais”, afirma Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Estado do Ceará.
Segundo José Guillermo Alcorta, diretor do MATCHER, “trata-se de um encontro de negócios com pessoas com poder de decisão e realmente interessadas em comprar. Nestes dois dias tivemos muitas reuniões olho no olho, com mais efetividade. Tenho certeza que teremos ainda mais sucesso em 2020, quando o evento volta a Fortaleza”.
“Finalizamos o nosso evento com mais de 2.400 reuniões oficiais realizadas, agendadas previamente pela nossa ferramenta de ‘match making’, além de muitas outras coordenadas pela equipe de concierges do MATCHER. Esta foi a primeira visita ao Brasil para muitos operadores internacionais, que se surpreenderam e se encantaram com o volume de produtos e destinos apresentados e, acima de tudo, com o Ceará”, comenta Jeanine Pires, diretora do encontro.
Turismo internacional em Fortaleza
De acordo com levantamento realizado pela Amadeus, provedora líder de soluções de TI para o setor de viagens, via sua ferramenta Destination Insights, Fortaleza é uma das cidades brasileiras que registrou maior crescimento em reservas de viagens de janeiro a abril deste ano. “O objetivo da pesquisa é entendermos como cada cidade está aproveitando as oportunidades de turismo”, afirma Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus para a América do Sul.
Entre os números, em comparação com o mesmo período de 2018, houve crescimento de 100% de reservas provenientes da Itália, 96% dos Estados Unidos, 59% da Alemanha, 44% dos Emirados Árabes, 43% do Peru e 20% da Espanha.
“O Turismo no Ceará vem crescendo quase 100% ano a ano e isso já representa share de cerca de 15% dos passageiros que ingressam no Brasil”, afirma Pinho, acrescentando que um dos motivos que colabora para estes números é o hub da Air France, KLM, Gol, desenvolvido no destino desde o ano passado.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, em 2018 a cidade registrou a chegada de 3.560.575 turistas, dos quais 342.690 eram estrangeiros, representando 9,6% da demanda brasileira. A quantidade de viajantes internacionais foi 25% maior que no ano anterior, quando o número de passageiros de outros países chegou a 274.152.
No momento, o Aeroporto Internacional de Fortaleza conta com cerca de 40 frequências para 11 destinos internacionais por semana, e até o fim deste ano mais duas devem ser inauguradas. Os resultados já estão sendo sentidos. Entre maio de 2018 e o último mês de abril, registrou-se 102% de crescimento no volume de passageiros estrangeiros, que subiu de 251.854 para 510.823.
0 Comments:
Postar um comentário